O projeto de extensão Design de Joias, vinculado ao Departamento de Gemologia (DG), finalizou a oficina de criação do Laboratório de Design de Joias (LabDesignJoias), desenvolvida com a comunidade da Barra do Jucu, em Vila Velha, e apresentará os resultados durante o Dia das Rendeiras de Bilro de Vila Velha, neste domingo, dia 21, a partir das 15 horas. As sugestões de joias que serão apresentadas são demonstrações de como o sistema criado pelo projeto pode ser aproveitado pela indústria.
Além da mostra dos produtos do projeto, o evento na Barra do Jucu contará com roda de rendeiras, apresentação de produtos do Núcleo de Produção do Grupo Barra de Renda, música ao vivo, congo e mercado mix. A entrada é gratuita.
O LabDesignJoias é um ambiente que simula um escritório de design de joias no qual os participantes desenvolvem projetos a partir das demandas oriundas da iniciativa privada, do terceiro setor e de outros empreendimentos que compõem o setor produtivo relacionado ao setor joalheiro e de adornos. “Após as etapas de coleta de informações, definição do projeto e pesquisas exploratórias para obtenção de dados iniciais, a oficina de criação gerou o marco conceitual e um conjunto de propostas alternativas”, explica o professor do DG e coordenador do projeto de extensão, Marcos Spinassé.
Design social
O atual cliente do laboratório é o Coletivo Barra de Renda, composto por mais de 60 rendeiras que, no evento, poderão ver três sugestões de joias: um pingente criado pela autora de joias de São Paulo Denise Maestrello, e dois pares de brincos produzidos pelos estudantes de Gemologia Fernando Kiepper e Marcos Freitas. “As proposições nasceram do design social e foram bem legais. Foram utilizadas as metodologias do design de forma a envolver as pessoas para encontrar soluções viáveis, capazes de gerar trabalho e renda ao Coletivo da Barra de Renda”, avalia Spinassé.
A oficina gerou conceitos que nortearam o processo de desenvolvimento dos produtos e, como a comunidade não tem ourives ou lapidários, foi proposta a criação de um sistema de linha de produto chamado Joias da Barra para oferecer à indústria de joias, bijuterias e joalheiros autorais. “A propriedade intelectual do Joias da Barra seria do Coletivo Barra de Renda e a produção ficaria com empresas do setor joalheiro, desde que passasse os royalties oriundos da comercialização para o Coletivo”, explica o coordenador.
Segundo Spinassé, a partir da proposta de produto apresentada, serão pensadas outras atividades nas áreas de comunicação e marketing, com o objetivo de que o Joias da Barra chegue ao consumidor final. Interessados em conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão podem enviar e-mail para designjoia@ufes.br. Comunidades que queiram ser atendidas por um projeto do LabDesignJoia devem encaminhar uma solicitação para o e-mail designjoia@ufes.br .
Fotos: Sara Fernandes