Projetos da Ufes estão com inscrições abertas para tratamento gratuito de dores na face e enxaqueca

21/08/2024 - 18:14  •  Atualizado 21/08/2024 18:44
Texto: Adriana Damasceno e Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Foto de um homem sentado, sendo atendido por uma profissional vestida com um jaleco branco que passa um sensor sobre sua cabeça

Os projetos de extensão Alívio - Dor Orofacial e Neuromodulação Ufes para Todos, vinculados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS/Ufes), estão com inscrições abertas para que pacientes com dores na região da face, zumbidos devido à disfunção temporomandibular (DTM) e mulheres que sofrem com enxaqueca participem de pesquisas que visam o tratamento das queixas. Serão oferecidas 30 vagas em cada projeto e as inscrições ficarão abertas até o preenchimento total.

Após triagem, os pacientes selecionados serão chamados para a primeira avaliação a partir do mês de setembro. Veja abaixo os critérios para participação em cada projeto e os links de inscrição.

As pesquisas são coordenadas pelas professoras do Departamento de Atenção Integrada à Saúde (Deis) Fernanda Mayrink, Cintia Helena Santuzzi e Fernanda Dias (fisioterapeutas) e pela professora do Departamento de Fonoaudiologia Carolina Nhoque (fonoaudióloga), que pretendem investigar o uso da neuromodulação não invasiva nas dores da face e da cabeça, assim como nas manifestações associadas a estas dores, como zumbido, alterações do sono, ansiedade e problemas na mastigação e na fala.

“Os benefícios de participar dos projetos incluem avaliação por uma equipe interdisciplinar com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e dentista, bem como acesso a um tratamento com tecnologia de ponta, como a neuromodulação não invasiva, capaz de estimular o funcionamento do cérebro”, avalia Dias.

Todos os tratamentos serão oferecidos pelos pesquisadores, professores e estudantes da área de saúde da Clínica Escola Interprofissional de Saúde (Ceis), localizada no campus de Maruípe. Os pacientes inscritos terão encaminhamento prioritário para continuarem o atendimento no projeto Alívio, após o fim da pesquisa clínica.

Confira os critérios para participação:

Projeto Alívio - Dor Orofacial, para pacientes com dores na face, com ou sem zumbido
- Homens e mulheres com idade entre 18 e 60 anos, que tenham dores na face há mais de três meses associada ou não ao zumbido.
- Os pacientes não devem possuir comprometimento neurológico, linguístico ou cognitivo e não podem apresentar perda auditiva e doenças reumatológicas.
- Inscrições aqui.

Projeto Neuromodulação Ufes para Todos, para mulheres com enxaqueca
- Mulheres com idade entre 18 e 65 anos, que tenham dores de cabeça há mais de seis meses.
- A enxaqueca deve possuir ao menos três das seguintes características: localização da dor em apenas um lado da cabeça; dor pulsátil com intensidade moderada ou forte; piora da dor com o exercício e atividades rotineiras como subir escadas e caminhar; hipersensibilidade a luz, som e/ou toque antes, depois ou durante a crise; náusea ou vômito; durabilidade de quatro a 72 horas (com ou sem tratamento).
- As pacientes não devem possuir comprometimento neurológico, doenças reumáticas, problema linguístico ou cognitivo e não podem apresentar perda auditiva.
- Inscrições aqui.

Categorias relacionadas