Mostra CineMarias movimenta a Ufes com exibição de filmes, rodas de conversa e shows a partir desta quinta-feira, 19

18/09/2024 - 14:09  •  Atualizado 20/09/2024 14:13
Texto: Com informações da assessoria do evento     Edição: Leandro Reis
Banda Metá Metá

A Ufes será palco de shows, exibição de filmes e rodas de conversa a partir desta quinta-feira, 19, com a realização da 3ª edição da Mostra CineMarias, que acontece no campus de Goiabeiras até este sábado, 21. Gratuitas, as atividades ocorrem no Cine Metrópolis e na estrutura montada ao lado do Teatro Universitário.

Dedicada à promoção do cinema e da produção artística realizada por identidades femininas e não binárias, a Mostra irá homenagear a liderança nacional indígena Txai Suruí e fará homenagens póstumas para Julieta Hernández, artista venezuelana morta no ano passado, e Bernadete Pacífico, líder quilombola. Outro destaque da programação é o show da banda Metá Metá (foto), que também irá realizar uma roda de conversa sobre música, criação e quebra de padrões estéticos e resistência cultural.

Durante o evento, serão exibidos os filmes das duas mostras competitivas (Capixaba e Nacional) com premiação de Melhor Filme e Melhor Direção no valor de R$ 2 mil para ambas as categorias, totalizando R$ 8 mil em premiações.

As entradas para abertura oficial, sessões de cinema e shows são abertas ao público. Para participar de workshops, rodas de conversa, paineis e palestras, é preciso retirar ingressos gratuitamente pelo site Sympla. Veja a programação completa no site da Mostra CineMarias.

Tema

Com o tema Poéticas do fim do mundo, a Mostra propõe um debate sobre outras formas de comunicar e difundir histórias, reverenciando as narrativas livres e os meios independentes que se colocam como novas plataformas. Serão mais de 30 horas de uma programação que vai discutir inteligência artificial nas artes; atuação das mulheres na linha de frente na defesa de direitos no Brasil; o afrofuturismo e a imaginação radical negra no cinema; e a importância da justiça climática relacionando o racismo, a desigualdade de gênero e a exclusão com o meio ambiente.

“O CineMarias tem se firmado como uma importante mostra de cinema feminino e de direitos humanos em um país que, infelizmente, ainda conta com poucos eventos com esse propósito”, avalia a diretora do evento, Luana Laux. “É uma imensa alegria ser recebida de braços abertos pela Ufes. Essa parceria de todos os anos é muito importante porque a Universidade é o espaço onde as ideias são elaboradas”.

Segundo a diretora, o tema Poéticas do fim do mundo suscita reflexões sobre “a importância de fortalecer a voz, a imagem e os direitos das múltiplas identidades femininas e sobre o esvaziamento do debate humano, mesmo diante de colapsos humanitários iminentes”.

Lei Maria da Penha

Pelo terceiro ano consecutivo, o ônibus Rosa Lei Maria da Penha da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar estará presente na Mostra, oferecendo suporte educativo, preventivo e jurídico a respeito do tema e da Lei Maria da Penha. As equipes ficarão de plantão na quinta e na sexta-feira, das 13 às 17 horas, na tenda de recepção do evento, localizada no estacionamento do Teatro Universitário.

Além do suporte a vítimas de violência doméstica e familiar, o CineMarias promove um serviço de Retificação do Nome Social e Gênero, realizado por uma equipe da Defensoria Pública do Espírito Santo. Para oferecer o serviço, a Mostra abriu uma pré-inscrição, que já está encerrada. Segundo a organização do evento, 61 pessoas se cadastraram na ação.

A Mostra CineMarias possui patrocínio master da ES Gás e patrocínio da ArcelorMittal, Leroy Merlin e Synergia Socioambiental. Conta com o apoio cultural do Instituto Energisa e da Ufes. É realizada pela Puri Produções e pela Lúdica Audiovisual por meio dos incentivos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), e da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult/ES).

Foto: Fernando Eduardo/Divulgação

Categorias relacionadas