Neste período de férias escolares, uma boa opção para entreter e conscientizar as crianças é o e-book infantil Os crustáceos - Severina e Carlinhos, recém lançado pelo grupo de pesquisa Ecologia Humana do Oceano, do Departamento de Oceanografia e Ecologia. O e-book, que tem o objetivo de ensinar as crianças sobre o siri-azul e o caranguejo maria-farinha, integra uma trilogia digital voltada para crianças da primeira infância, também composta pelos livros Tom e Bel, os bebês golfinhos e Fafá e Juba, os bebês baleias, que apresentam a fauna da costa do Brasil, em especial a do Espírito Santo. Os três livros estão disponíveis para download gratuito. Clique aqui para baixá-los.
As publicações fazem parte do programa de Extensão Educação Ambiental, que tem o propósito de compreender questões ambientais unindo o conhecimento científico ao saber local de povos tradicionais para propor soluções para problemas ambientais envolvendo homem e natureza. As ações contam com a participação de diversos pesquisadores de instituições públicas e privadas; estudantes de graduação, mestrado e doutorado; além da colaboração de outras universidades e organizações não governamentais.
As publicações são fruto de pesquisas científicas sobre pesca artesanal, agricultura familiar, relação entre homem, fauna e flora, e impactos causados por indústrias. Além dos e-books infantis, o grupo também disponibiliza materiais pedagógicos, vídeos, cartilhas e gibis para que professores da educação básica os utilizem nas aulas. Todo o material, disponível no site do grupo de pesquisa, é elaborado com a temática ambiental para estudantes e ouvintes de qualquer curso que aborde a questão.
A coordenadora do grupo, Camila Zappes, destaca que tudo que é realizado através do ensino, da pesquisa e da extensão é executado em parceria, unindo conhecimento científico e conhecimento tradicional de comunidades pesqueiras artesanais e de agricultores familiares: “Não existe aquela educação ambiental de cima para baixo, é uma sensibilização ambiental construída com esses envolvidos”, afirma, ressaltando que há uma participação significativa de gestores públicos do estado do Espírito Santo.
Além do site, o material produzido pelo grupo pode ser acessado por meio do perfil no Instagram e do canal no YouTube.
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho