Exposição no campus de São Mateus celebra o Dia Mundial do Solo nesta terça, 5

O Núcleo Agronômico de Estudos de Solos e Fitotecnia (NASF) da Ufes realiza na próxima terça-feira, 5, uma exposição em comemoração ao Dia Mundial do Solo com o tema: “Coração do planeta: celebrando o Dia Mundial do Solo”. A data, implementada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013, tem o intuito de alertar e estimular a conscientização da sociedade acerca da importância de existirem solos saudáveis para a sustentabilidade da vida na Terra. A exposição será no campus de São Mateus, no corredor externo ao Restaurante Universitário, das 8 às 20 horas.

No local haverá banners, ensaios experimentais e rochas, abordando seis áreas temáticas: Pedologia e formação do solo; Classificação do solo; Física do solo; Química do solo; Microbiologia do solo; e Manejo e conservação do solo e dos recursos hídricos. Ao final das apresentações, ocorrerá a doação de mudas aos visitantes, produzidas pelo Jardim Botânico Palmarum e pelo Projeto Quintal Terapêutico.

A visita à exposição é gratuita. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário disponível neste link.

A exposição é promovida pelo programa de extensão Fazenda Experimental do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e conta com o apoio do Programa Ufes Sustentável, do Jardim Botânico Palmarum e do Projeto Quintal Terapêutico. O objetivo é conscientizar a comunidade acadêmica e a população do entorno do Ceunes sobre a importância de utilizar esse recurso de forma sustentável, mantendo sua qualidade.

Laboratório

A Fazenda Experimental da Ufes possui 196,4 hectares, guardando área de preservação ambiental conforme legislação vigente. É um espaço que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, e se configura como um laboratório de experiências, onde estudantes dos diversos cursos do campus de São Mateus podem vivenciar na prática situações com as quais poderão se deparar ao longo da vida profissional.

Conheça a Fazenda Experimental nesta matéria produzida pela TV Ufes. 

“Gostamos de dizer que a Fazenda é um grande laboratório multiusuário transdisciplinar a céu aberto. Um espaço destinado aos estudantes, para que adquiram conhecimentos sobre a terra, a vegetação e todas as áreas experimentais disponíveis”, comenta a técnica administrativa da Fazenda Thays Rodrigues.

Dentre os tópicos abordados em estudos desenvolvidos na Fazenda Experimental, destacam-se aqueles sobre tecnologias, melhoramento e sistemas de produção em culturas tropicais, a fruticultura, horta terapêutica e a produção de mudas de espécies de plantas nativas do Espírito Santo ameaçadas de extinção, além de vários outros experimentos como culturas anuais, cultura de clima temperado, experimento com mamão, dentre muitos outros. Segundo o coordenador do espaço, professor Rogério Faleiros, o programa visa estimular também discussões para a construção da agropecuária sustentável. 

“A Fazenda tem o papel de fomentar a discussão sobre melhores práticas relacionadas à produção rural, além de apoiar diversas iniciativas nessa área, como o projeto de propagação de mudas nativas e o quintal terapêutico, que visa mais qualidade de vida e o bem estar da população”, destaca. 

A Fazenda Experimental da Ufes está aberta para visitas. Contatos podem ser feitos pelo e-mail fazenda.ceunes [at] ufes.br ().

 

Texto: Caroline Reis (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 9 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 15 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.