O Coletivo Ocupação Psicanalítica/ES, em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), vai realizar uma série de conversações com o tema Grada Kilomba: Quem pode falar na Universidade, tendo como eixo o livro Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano, da escritora, psicóloga e artista Grada Kilomba.
Os encontros são dirigidos aos estudantes e serão realizados às terças-feiras, nos dias 31 de maio, 14 e 28 de junho, e 12 e 27 de julho de 2022, das 18 às 20 horas, na sala 1 do Cemuni VI (Psicologia), no campus de Goiabeiras. Pessoas interessadas em participar podem se inscrever até o dia 10 de junho por meio de formulário eletrônico. As vagas são limitadas e a seleção priorizará estudantes negros. Os inscritos receberão e-mail de confirmação.
O ciclo de conversações será mediado pela equipe do projeto de pesquisa e extensão Ocupação Psicanalítica – por uma clínica antirracista, coordenado pelos professores Fábio Bispo e Luizane Guedes, do Departamento de Psicologia da Ufes.
Prática antirracista
O Ocupação Psicanalítica tem como objetivo o enfrentamento da desigualdade racial, por meio de ações de pesquisa e de formação continuada de psicólogos e psicanalistas para uma prática antirracista. O projeto também se dedica a ações voltadas para o acolhimento da população negra e periférica da Grande Vitória e de estudantes da Universidade. O grupo é composto por estudantes, professores, psicanalistas e psicólogas, com núcleos nas universidades federais de Minas Gerais (UFMG), do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Recôncavo da Bahia (UFRB), além da Ufes.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no Portal dos Projetos de Extensão ou podem ser obtidas pelo e-mail ocupacaopsicanalita.es@gmail.com.
Com informações da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Proaeci