Mais de 80 computadores são recuperados para inclusão digital na Ufes

15/09/2021 - 20:24  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

O projeto de extensão Solidariedade Digital entregou nesta quarta-feira, 15, 62 desktops e 26 notebooks recebidos em doação pela Ufes e que foram recuperados no Laboratório de Adequação de Equipamentos de Tecnologia da Informação (Laeti), no Centro Tecnológico. As máquinas prontas ficam agora à disposição da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), à qual caberá fazer o repasse para os estudantes que forem contemplados na próxima chamada do Auxílio Inclusão Digital Emergencial.

O ato teve a presença do reitor da Ufes, Paulo Vargas; do diretor do Centro Tecnológico, Lorenzo Luchi; do pró-reitor de Extensão, Renato Rodrigues Neto; do professor do Departamento de Engenharia Elétrica e coordenador do Laeti, André Ferreira; da diretora da Escola Estadual Fernando Duarte Rabelo, Mayara Candido; da professora e coordenadora do curso de montagem e manutenção de PCs da escola, Carmen Faria Santos; e professores, bolsistas de graduação, estudantes secundaristas e pessoal de apoio.

O trabalho de recuperação das máquinas foi feito por estudantes do Centro Tecnológico (CT) em parceria com estudantes do ensino médio da escola estadual Fernando Duarte Rabelo, que receberam treinamento para mexer nas máquinas. Adicionalmente, alunos da Ufes que participam do Solidariedade Digital orientaram os estudantes secundaristas na programação de robôs virtuais para participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR-ES 2021).

“Esse projeto mostra o impacto da extensão na sociedade capixaba. Os estudantes do ensino médio foram beneficiados não só com treinamento para mexer nas máquinas, mas também tiveram uma oportunidade de formação humana ao participar de uma ação de inclusão digital”, afirmou o titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Rodrigues Neto.

Soluções

O Solidariedade Digital é um projeto de extensão criado em agosto do ano passado visando fortalecer o engajamento da comunidade universitária e da comunidade externa na busca de soluções para a área de educação, promovendo especialmente a inclusão digital de alunos que estão cadastrados no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes).

Com a entrega realizada nesta quarta-feira, um total de 346 computadores doados estão sendo disponibilizados a estudantes por meio do projeto, que conta com atuação da Proex, da Superintendência de Comunicação (Supec), da Proaeci e do CT, além de apoio da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest). Interessados em doar máquinas podem entrar em contato pelo e-mail solidariedadedigital@ufes.br.

Texto: Sueli de Freitas