Pontos de testagem e de vacinação são abertos na Ufes

18/10/2021 - 13:15  •  Atualizado 26/10/2021 09:07

Nesta segunda-feira, 18, foram abertos no campus de Goiabeiras um centro de testagem para covid-19 e um ponto de vacinação, como forma de auxiliar o combate à pandemia. Os dois serviços são gratuitos e abertos à comunidade em geral. Há também a expectativa de que iniciativas similares sejam realizadas em Alegre e São Mateus.

O reitor, Paulo Vargas, destacou que a Ufes há tempo buscava construir a parceria para viabilizar os pontos de testagem e vacinação. “Mais uma vez a universidade contribui no processo de combate à pandemia, como vem fazendo desde o início do ano passado. Estamos colaborando com as prefeituras e com o governo do Estado, e essa é mais uma ação dessa parceria”.

O reitor também destaca que está em diálogo com o governo do Estado e com as prefeituras de Alegre e São Mateus. “Além dessa ação realizada aqui no campus de Goiabeiras, que vai atender também aos estudantes e servidores de Maruípe, nossa expectativa é que nos próximos dias consigamos proporcionar uma solução semelhante para a comunidade universitária e externa do Ceunes, CCENS e CCAE”, ressalta.

Centro de testagem

O centro de testagem está vinculado à Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) e faz testes do tipo RT-PCR. A testagem é gratuita e funciona no Teatro Universitário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mediante agendamento online (agendamento.saude.es.gov.br). Não é preciso avaliação médica prévia. O centro ficará ativo até o fim do ano, 31 de dezembro.

O secretário de estado de Saúde, Nésio Fernandes, destacou a importância da testagem em massa para este momento de volta às aulas presenciais. “Com a abertura do centro aqui na Ufes, esperamos aumentar a realização de testes no Estado. Uma estratégia de testagem de ampla capacidade é muito importante para a retomada das atividades educacionais”.

Ponto de vacinação

Já o ponto de vacinação, localizado ao lado do Cine Metrópolis, funciona das 9h às 16h, até sexta-feira, 22. Está sendo disponibilizada a primeira e segunda doses da vacina Coronavac e também o imunizante contra a gripe (Influenza). O diferencial do posto localizado na Ufes é que não é necessário agendamento prévio para se vacinar.

Cerca de 3 milhões de capixabas já tomaram ao menos uma dose de vacina contra a covid, porém é necessário ampliar esse número à medida que as atividades presenciais são retomadas. “Há uma circulação diária de cerca de 1 milhão de pessoas em Vitória, por isso é muito importante vacinar todos, inclusive os que estão de passagem. As pessoas necessitam estar com a sua imunidade em dia para um retorno com maior segurança às salas de aula”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Vitória, Tatiana Cometti (na foto à esquerda, junto ao reitor da Ufes à direita e o secretário de Estado de Saúde ao centro).

Para se vacinar contra a covid-19, é necessária a apresentação de documento de identificação e, caso já tenha tomado a primeira dose, comprovante de vacinação. Essa vacinação é destinada a pessoas acima de 18 anos.

Já para a vacina contra a Influenza, é necessário ter mais de 15 anos de idade e apresentar documento de identificação. É possível fazer a vacinação contra a covid e contra a gripe na mesma ocasião.

A vacinação é feita com o apoio do curso de enfermagem da Ufes. São cerca de 100 estudantes que auxiliam no atendimento ao público não só em Goiabeiras, mas em outros postos na cidade.

Texto e Imagens: Vinícius Fontana
Edição: Camila Fregona