Projeto GeoCovid apresenta mapas diários sobre a evolução da covid-19 no ES

07/05/2021 - 11:22  •  Atualizado 12/05/2021 11:28

O monitoramento e acompanhamento constante de dados são fundamentais para o combate e controle da covid-19. Sem as melhores informações, torna-se difícil a elaboração de políticas públicas eficientes. Com o objetivo de divulgar à população, por meio de mapas, o avanço da pandemia no Espírito Santo e criar ferramentas para tomadores de decisão, pesquisadores desenvolveram o site GeoCovid.

A plataforma disponibiliza uma série de mapas e planilhas que permitem o acompanhamento diário da covid-19 no estado. Os dados brutos são obtidos por meio do Painel Covid-19 ES e são processados para a geração de mapas que dão um panorama sobre a pandemia para cada município.

“Enquanto os outros projetos no Espírito Santo focam na produção de mapas de risco e taxa de isolamento social em ciclos de 7 a 14 dias, o GeoCovid gera mapas de novos casos, casos acumulados e taxa de infecção diariamente”, ressalta a professora do Departamento de Geologia Fabrícia Benda, integrante do projeto.

O GeoCovid também tem como diferencial o estudo do comportamento da dispersão e crescimento da doença em associação à vulnerabilidade social de alguns municípios selecionados.

Em aproximadamente um ano, já foram gerados mais de 800 mapas, incluindo visualizações em time-lapse, que permitem acompanhar como foi a evolução da pandemia no estado.

Mídias sociais

Além do site, os mapas são divulgados nas mídias sociais do GeoCovid (Instagram e Facebook), onde são veiculadas as principais notícias e informações sobre a pandemia no Espírito Santo, como o número de casos confirmados, vacinas distribuídas e taxa de ocupação de leitos.

O GeoCovid é produzido por professores e estudantes do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS/campus de Alegre), e por parceiros do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). No total, a equipe conta com 13 integrantes.

Um dos vídeos do projeto recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria coletiva Ensino Superior na 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

Para conhecer o projeto, acesse geocovides.com.br, o perfil no Instagram @geocovid.es e no Facebook.

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: divulgação GeoCovid