Projetos de extensão recebem Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista

03/12/2021 - 17:03  •  Atualizado 01/11/2022 09:23

A Pró-Reitoria de Extensão da Ufes (Proex) entregou na tarde desta quinta-feira, 2, o Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista para os projetos de extensão escolhidos nesta edição de 2021. Foram contemplados cinco projetos da Universidade, sendo que um conquistou o primeiro lugar geral e os demais conquistaram o primeiro lugar de cada campus.

A cerimônia de premiação, realizada como parte da Jornada de Extensão e Cultura durante a Semana do Conhecimento da Ufes, teve participação especial da professora Maria Filina, primeira pró-reitora de Extensão da Ufes, que dá nome ao prêmio. A professora agradeceu a homenagem e relembrou sua trajetória até a aposentadoria das salas de aula: “Fico muito feliz de ver hoje, com 82 anos, o trabalho sendo continuado e aproveitado”.

Na ocasião, o pró-reitor de Extensão da Ufes, Renato Neto, informou que foi aprovada esta semana resolução que regulamenta a participação de todos os estudantes da Ufes nas atividades de extensão da Universidade. “Isto é maravilhoso, é transformador [...] é um diálogo com a sociedade, com as comunidades, a transformação social, é interessantíssimo”.

O Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista foi idealizado em 2014, com o objetivo de fortalecer a extensão interior da Universidade. A edição de 2021 contou com a inscrição de 150 projetos na primeira etapa e 27 na segunda, proporcionalmente entre os campi (dez em Goiabeiras, sete em Maruípe, cinco em Alegre e cinco em São Mateus). Desses, foi escolhido um de cada campus para a premiação, além de um primeiro lugar geral.

Os 27 classificados para a segunda etapa receberão, em regime de comodato, um notebook e um investimento de capital no valor de R$ 3 mil. O primeiro lugar geral receberá R$ 5 mil. A iniciativa é um incentivo para que as ações de extensão e suas equipes sejam valorizadas em sua missão de aproximar a universidade da sociedade por meio da produção de conhecimento e ofertando, em contrapartida, projetos de diversas áreas.

Projetos premiados

O primeiro lugar geral foi conquistado pelo projeto Meique - Mulheres Empreendedoras Individuais do Querosene, que visa empoderar mulheres em vulnerabilidade social no Morro do Querosene, em Alegre. O projeto é coordenado pela professora do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) Damaris Guimarães e foi apresentado pelo bolsista Lucas Andrade.

Dentre os projetos que conquistaram o primeiro lugar de cada campus, em Alegre o vencedor foi Promovendo a Comercialização Solidária dos Agricultores Familiares de Alegre, apresentado pela bolsista Aline Pires e coordenado pelo professor Haloysio Siqueira. O projeto tem como um dos objetivos principais ampliar a economia solidária na região, trazendo um mercado de vendas diretas, fortalecendo a produção da agricultura ecológica do local e garantindo a segurança alimentar dos moradores.

O projeto escolhido no campus de Goiabeiras foi o Envelhe(ser), cujo objetivo é desenvolver estratégias psicossociais para o enfrentamento das demandas provindas do processo de envelhecimento. Ele é coordenado pela professora Monique Cordeiro e foi apresentado por Brenda Oliveira.

No campus de Maruípe, o projeto contemplado foi o Atenção ao Paciente Queimado: uma Abordagem Multiprofissional na Perspectiva do Modelo Biopsicossocial, coordenado pela professora Cintia Santuzzi. A apresentação foi realizada pelo estudante Alysson Sgrancio.

Já o projeto Acompanhamento por meio do Telemonitoramento na Atenção à Saúde de Pacientes com COVID-19 foi o premiado do campus de São Mateus. A apresentação foi feita pela estudante Daniele Loubaque e a coordenação é da professora Cathiana Banhos.

A apresentação dos finalistas do Prêmio Maria Filina de Mérito Extensionista pode ser conferida no canal da Proex Ufes no YouTube.

Texto: Breno Alexandre (bolsista de projeto de Comunicação)