Reitor entrega cestas básicas à comunidade de Alegre e se reúne com o prefeito local

09/03/2022 - 16:52  •  Atualizado 01/11/2022 09:23

O reitor Paulo Vargas visitou nesta segunda e terça-feiras, dias 7 e 8, o campus de Alegre. A visita teve o objetivo de continuar monitorando os impactos ocasionados pelas chuvas nas dependências do campus; debater com as diretoras, com pesquisadores e servidores dos centros de ensino e estabelecer parcerias com a prefeitura local. Nos dois dias, o reitor participou de reuniões, assinatura de ordem de serviço e visitas à área do campus.

Acompanhado pelo superintendente de Infraestrutura da Universidade, Alessandro Mattedi, o reitor foi recebido pelas diretoras dos centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), Louisiane Nunes; e de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), Taís Soares. O CCAE e o CCENS são os centros de ensino que estão localizados no campus do sul do estado.

Na manhã da segunda-feira, o reitor, acompanhado da diretora Louisiane Nunes, entregou à secretária executiva de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Alegre, Ediane de Souza (na foto principal, de camisa azul), 129 cestas básicas doadas por meio da campanha Solidariedade a Alegre, ação criada pela comunidade universitária da Ufes destinada à população afetada pelas fortes chuvas que atingiram o município em 16 de fevereiro. O temporal deixou centenas de pessoas desabrigadas e desalojadas, além de provocar inúmeros prejuízos à cidade.

A secretária agradeceu a iniciativa da Universidade e informou que as cestas básicas serão distribuídas às famílias que mais sofreram pelas chuvas. Segundo ela, 428 pessoas ainda estão desalojadas e 107 casas foram interditadas no município.

Parceria com a prefeitura

Na tarde de segunda-feira, Vargas se reuniu com o prefeito do município, Nemrod Emerick. A reunião teve o propósito de mobilizar parcerias objetivando ações de prevenção em relação às áreas de risco em Alegre. Também estiveram presentes no encontro as diretoras dos dois centros do campus; o superintendente de Infraestrutura; o diretor de Infraestrutura Setorial Sul (DIS), Erivelton Souza; e o professor do Departamento de Geologia Eder Moreira, que é representante da Ufes no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e na Defesa Civil de Alegre; entre outros servidores.

Durante o encontro, Souza pontuou os principais riscos e as possíveis ações que poderão ser implementadas pela Ufes e pela Prefeitura de Alegre visando à previsão de possíveis ocorrências graves causadas pelo excesso de chuvas e apresentou um planejamento de ações para o enfrentamento de situações de possível risco geológico. “Precisamos unir as nossas forças para que possamos agir de uma forma preventiva, evitando mortes, danos à população e prejuízos econômicos à sociedade”, ressaltou. O diretor destacou algumas medidas de prevenção, como a construção de sistemas eficientes de drenagem, desocupação de áreas de riscos e melhorias na infraestrutura.

O prefeito de Alegre (na foto ao lado, de camisa rosa) se colocou à disposição da Universidade. “Estamos sempre conversando com as direções dos centros de ensino de Alegre em busca de parcerias para aumentar os investimentos em infraestrutura, educação e saúde. Já temos várias colaborações nas áreas de Medicina Veterinária, Engenharia da Madeira, Farmácia, Sistema de Informação e Nutrição. A nossa intenção é aproveitar o conhecimento técnico-científico da Ufes e estreitar ainda mais a parceria entre as duas instituições, que será produtiva tanto para a Ufes, quanto para o município”, afirmou.

O prefeito citou como exemplo o convênio existente com o curso de Engenharia Industrial da Madeira, que auxilia a prefeitura na análise do comportamento estrutural das pontes do município, verificando suporte de peso, aumento de tráfego e manifestações patológicas. Além disso, a diretora do CCENS informou que a Ufes, por meio do curso de Nutrição, está trabalhando para firmar uma parceria com a prefeitura a fim de melhorar a alimentação escolar.

Emerick aproveitou a ocasião para também agradecer o apoio técnico e científico recebido do professor Eder Moreira durante os períodos de calamidades no município.

Projetos de prevenção

O reitor Paulo Vargas ressaltou a importância de se manter cada dia mais fortes as parcerias com a prefeitura e reforçou o papel relevante que a Universidade desempenha dentro do município de Alegre. “Precisamos trabalhar juntos para a resolução de problemas comuns e estamos à disposição para ajudar a prefeitura nestes momentos de calamidades que nos deixam consternados. Também é nosso papel buscar alternativas para evitar problemas futuros. Precisamos desenvolver projetos e pensar em soluções, que poderão ser em etapas, que viabilizem imediatamente uma contenção nos riscos e garantam a segurança de todos. Na Ufes, temos um setor técnico na Superintendência de Infraestrutura que pode elaborar projetos de prevenção e podemos trabalhar com consultorias específicas de projetos”, explicou o reitor.

Vargas observou ainda que, no momento, é necessário verificar o que já foi feito e quais ações precisam ser implementadas com mais rapidez, além de definir aquelas que podem ser realizadas com a equipe técnica da Ufes, por meio de contratos, e aquelas que demandam algum tipo de processo de licitação ou do apoio da prefeitura municipal.

Lembrou também que, atualmente, os recursos federais orçamentários estão cada vez mais escassos, mas reafirmou a importância da Universidade nas soluções de problemas para a sociedade, visando ao bem-estar de todos, por meio da ciência e do conhecimento. O reitor reforçou a possibilidade de buscar recursos extraorçamentários, como verbas de emenda parlamentar e recursos de descentralização do Ministério da Educação (MEC), para tentar implementar os projetos necessários.

Texto e fotos: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho e Ruth Reis