O papel da política científica na redução das desigualdades sociais do País e na promoção da proteção ambiental serão temas centrais de debate no último dia de programação da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que tem como tema Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável, acontecerá de 19 a 21 de fevereiro no campus Goiabeiras da Ufes, reunindo especialistas, pesquisadores, professores e público em geral.
A programação é gratuita e também será transmitida ao vivo pelo canal oficial da SBPC no YouTube. Pessoas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente neste link. Os participantes inscritos e credenciados receberão um certificado geral de participação. Além disso, os dois mil primeiros inscritos ganharão material exclusivo da Reunião Regional. Veja a programação completa na página da SBPC.
O último dia do evento começará com dois debates simultâneos, das 9h às 11h30. O primeiro, intitulado Políticas científicas para corrigir as assimetrias regionais!, será coordenado por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, e contará com a participação de grandes representantes da cadeia da política científica brasileira: Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Rodrigo Andreão, diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A atividade acontecerá no Teatro Universitário.
O segundo debate, que será realizado no Cine Metrópolis, tem como tema Caminhos para a sustentabilidade, e será coordenado por Sérgio Lucena Mendes, diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). A discussão terá Elaine Cristina da Silva, professora da Ufes, Emmanuel Tourinho, professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), Miguel Amado, professor da Universidade Nova de Lisboa, e Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Conferência
Já na parte da tarde, das 13h30 às 15 horas, Rogério Faleiros, professor da Ufes, proferirá a conferência A política social como uma forma de combate à desigualdade entre territórios. A atividade, que acontecerá no Teatro Universitário, será apresentada por Fernanda Sobral, diretora da SBPC.
Simultaneamente, André Carlos de Carvalho, professor da Universidade de São Paulo (USP), conduzirá no Cine Metrópolis a conferência Aprendizagem automática: limites tecnológicos e éticos. A apresentação ficará a cargo de Alberto Ferreira de Souza, professor emérito de Ciência da Computação da Ufes.
A partir das 15h30, no Teatro Universitário, acontecerão duas mesas-redondas. A primeira, intitulada Rio Doce – O que aprendemos?, será coordenada por Laila Espindola, diretora da SBPC, com participação de Diego Guimarães, da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), João Carlos Thomé, da Ufes, e Manuella Amado, professora titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Já no Cine Metrópolis, no mesmo horário, será realizada a mesa-redonda Poluição atmosférica urbana e saúde, com a participação de Hélio Langoni, professor do Programa de Ciência Animal da Universidade de Vila Velha (UVV), José Geraldo Mill, professor da Ufes, e Roberta Urban, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade será apresentada por Marimélia Porcionatto, diretora da SBPC.
Programação especial
Além dos debates, conferências e mesas-redondas, o evento oferecerá uma versão especial do Programa SBPC vai à Escola, com oficinas voltadas para professores do ensino básico e estudantes de licenciatura, além de mostras científicas abertas ao público no campus de Goiabeiras.
Um dos destaques será a exposição interativa Primatas da Mata Atlântica, promovida pelo INMA, que apresentará a fauna e a importância da preservação dessa rica biodiversidade. O Museu de Ciências da Vida (MCV) também estará aberto ao público durante a Reunião.