Simpósio sobre hanseníase será realizado nos dias 24 e 31 de maio. Inscrições abertas

Divulgar o conhecimento, as ideias e as boas ações sobre a hanseníase. Esse é o objetivo do II Simpósio InfoHansen, evento formativo que será realizado nos dias 24 e 31 de maio, no auditório Rosa Maria Paranhos, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes (campus de Maruípe).

O evento é dirigido a profissionais da saúde, estudantes dos cursos de saúde da Ufes e pessoas que tenham interesse no tema. Para participar, basta acessar o formulário de inscrição disponível em 2º Simpósio do InfoHansen Multiprofissional. As inscrições são gratuitas e limitadas.

O Simpósio InfoHansen é realizado pelo projeto de extensão Informa Hanseníase, em parceria com a Liga Acadêmica de Dermatologia Clínica e Cirúrgica (LADECC), o Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas (PPGDI) e a Pró-Reitoria de Extensão da Ufes, com a coordenação da professora do Departamento de Medicina Social, Patrícia Deps.

A programação do evento conta com a participação de professores e profissionais da saúde da Ufes e de outras instituições, em palestras sobre diversos aspectos relacionados à doença, métodos de diagnóstico e tratamentos. Além disso, haverá também um debate sobre o livro Hanseníase na Prática Clínica.

Informa Hanseníase

O Informa Hanseníase é um projeto de extensão de caráter educativo que tem por objetivo produzir e disseminar informações sobre a hanseníase para acadêmicos, educadores, profissionais da saúde, pessoas afetadas pela hanseníase, e o público em geral.

O propósito do projeto é melhorar a vida das pessoas afetadas pela hanseníase e divulgar informações sobre a doença no Brasil e no mundo, assim como as novas descobertas científicas e reflexões éticas. Mais informações estão disponíveis no site https://br.infohansen.org/.

 

Confira abaixo a programação completa do Simpósio:

24 de maio

18h-18h20 – Abertura do evento

18h20-18h40 – Conceito, situação epidemiológica da hanseníase no Mundo e no Brasil; impacto da pandemia de covid-19 na detecção da hanseníase no Brasil

18h40-19h – Situação epidemiológica no estado do Espírito Santo

19h-19h20 – Conceito, agentes etiológicos, saúde única e etiopatogenia da hanseníase

19h20-19h40 – Importância do Serviço Social no atendimento da pessoa afetada pela hanseníase

19h40-20h10 – Aspectos clínicos e classificação da hanseníase

20h10-20h40 – Reações hansênicas

20h40-21h – Coinfecções em hanseníase: HIV/Aids e covid-19

 

31 de maio

17h-18h – Lançamento do livro Hanseníase na Prática Clínica; apresentação dos autores e colaboradores

18h-18h20 – Alterações neurológicas da hanseníase

18h20-18h40 – Aspectos osteoarticulares da hanseníase

18h20-19h – Aspectos oftalmológicos da hanseníase

19h-19h20 – Aspectos radiológicos da hanseníase

18h20-19h40 – Métodos diagnósticos em hanseníase

19h40-20h10 – Tratamento da hanseníase

20h10-20h40 – Tratamento das reações hansênicas

20h-21h – Prevenção de incapacidades físicas na hanseníase

21h-21h20 – Reabilitação e uso de tecnologias assistivas na hanseníase

 

Texto: Noélia Lopes (bolsista de projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 17 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.