Ufes recebe visita de representante no Brasil da agência da ONU para refugiados

04/10/2021 - 19:02  •  Atualizado 01/11/2022 09:25

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, recebeu na tarde desta segunda-feira, 4, o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, José Egas. O ACNUR tem uma parceria com a Ufes consubstanciada na Cátedra Sérgio Vieira de Melo, que tem como titular a professora do Departamento de Direito Brunela Vincenzi. O principal objetivo da Cátedra, instalada em 2015, é a promoção dos direitos humanos, em especial o dos refugiados.

Na foto ao lado, em primeiro plano o reitor Paulo Vargas e José Egas; ao fundo, a professora Brunela Vincenzi e os representantes do escritório da ACNUR em São Paulo, Maria Beatriz Nogueira e William Torres Laureano.

O representante do ACNUR destacou que a Cátedra é um dos principais atores que atuam na linha de frente na agência onusiana na promoção de direitos humanos e dos refugiados no Espírito Santo. “Queremos expandir a Cátedra, realizar um processo de internacionalização, pois há muitos países que querem aprender com o modelo do Brasil”, aponta Egas.

A visita foi a primeira que José Egas fez a uma Cátedra, depois que o escritório central do Alto Comissariado, localizado em Genebra (Suíça), decidiu ampliar para todo o mundo o modelo das cátedras aplicado no Brasil. “É uma experiência que a Universidade conhece profundamente, como a construção de redes e apoio a estudantes, então era muito importante conhecer o trabalho feito no Espírito Santo”.

O reitor Paulo Vargas destacou a importância do trabalho da Cátedra e da promoção dos direitos fundamentais. “A Universidade pode contribuir muito nos projetos com refugiados e de direitos humanos de forma geral. Devemos estar engajados para que possamos cumprir um papel junto às entidades que trabalham com essas questões”, ressalta.

Na reunião também foram discutidos diversos temas, como os relacionados a migração, projetos de lei em andamento no Espírito Santo, atuais crises migratórias, capacidade de apoio técnico da Universidade por meio de ensino, pesquisa e extensão e de uma atuação expandida direcionada a outras instituições.

Durante a visita, Egas participou de uma confraternização com crianças de famílias de refugiados, realizada no campus de Goiabeiras, em homenagem ao Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12. O encontro foi organizado pela Cátedra Sérgio Vieira de Melo, pelo Instituto Estrelar e pelo Projeto Niño ES, seguindo as recomendações do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes).

José Egas chegou ao Espírito Santo nesta segunda-feira e, no início da tarde, participou de uma sessão da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa para falar sobre a importância da aprovação do projeto de lei 361/2021, apresentado no dia 20 de setembro, que institui a Política Estadual para a População Migrante, garantindo a integração desses indivíduos à sociedade capixaba. Já nesta terça-feira, 5, o representante do ACNUR no Brasil tem uma reunião agendada com o governador Renato Casagrande.

Cátedra Sérgio Vieira de Mello

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello desenvolve atividades para a incorporação da temática do refúgio na agenda acadêmica. Atualmente, apenas 27 universidades são agraciadas com a Cátedra, concedida pela agência onusiana.

Uma das ações da cátedra na Ufes é o ensino de português a refugiados que residem no Espírito Santo. O acolhimento linguístico iniciou em 2019 e já atendeu estudantes de dez nacionalidades diferentes. As aulas são realizadas aos sábados, de forma virtual em razão da pandemia. A contribuição para o projeto é feita pelos professores Sanderlei Vieira e Santino Ferreira.

Os refugiados também podem ingressar em cursos de graduação da Ufes ou dar continuidade a seus estudos de ensino superior interrompidos com a saída de seus países de origem.

Outras informações sobre a Cátedra Sérgio Vieira de Mello estão disponíveis no site da ACNUR.

Texto e imagens: Vinícius Fontana