A Ufes vai aderir ao Protocolo Único de Prevenção, Proteção e Enfrentamento da Violência contra a Mulher nas Universidades Públicas Brasileiras. O documento é uma iniciativa da Associação dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) em atenção a um pedido do Ministério das Mulheres.
O protocolo visa padronizar e fortalecer as ações de combate à violência de gênero nas instituições de ensino superior do país e tem entre os principais objetivos proteger mulheres em situação de violência nas universidades; prevenir situações de assédio, abuso ou violência; coibir práticas discriminatórias; e garantir acolhimento integral às vítimas, respeitando suas necessidades emocionais, psicológicas, sociais e jurídicas.
Para o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, o combate à violência contra a mulher deve ser uma causa abraçada por toda a sociedade. “Nossa adesão ao protocolo é uma demonstração do quanto a escalada da violência de gênero nos preocupa. A adoção de medidas para inibir essas práticas na nossa comunidade universitária e proteger as vítimas é uma das prioridades da nossa gestão que, por meio de um novo modelo de governança, já vem criando estruturas que possam atuar com eficácia neste processo”, afirma.
Medidas
O Protocolo Único de Prevenção, Proteção e Enfrentamento da Violência contra a Mulher nas Universidades Públicas Brasileiras propõe medidas como a criação de Núcleos de Acolhimento e Proteção à Mulher em todas as universidades; atendimento sigiloso e humanizado; encaminhamento imediato para medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha; garantia de sigilo de dados pessoais para as denunciantes; e a criação de uma Ouvidoria Feminina que atue em parceria com a Ouvidoria geral, entre outras.
“O que buscamos é criar um ambiente mais seguro para nossas estudantes, técnicas, professoras e funcionárias terceirizadas”, destaca o reitor.
Para falar sobre o protocolo, a assessora especial do Ministério das Mulheres, Lygia Pupatto, participará nesta quinta-feira, 11, da 184ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que acontece em Brasília.
Leia também:
Ufes lança cartilha de prevenção ao assédio e à discriminação e promove palestras de conscientização
Universidade Federal do Espírito Santo