Um ano de covid-19: 5 mil auxílios de inclusão digital, apoio psicológico e doação de alimentos

17/03/2021 - 15:20  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Desde que as atividades presenciais na Ufes foram suspensas, em 17 de março de 2020, uma das preocupações centrais é prestar apoio aos estudantes e à comunidade para superar este momento de pandemia. Coube à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) coordenar e executar ações de assistência estudantil e potencializar o acesso a oportunidades, direitos e serviços internos e externos.

Durante esse período, foram mais de 23 toneladas de alimentos doados, 5 mil auxílios de inclusão digital distribuídos e quase 2 mil atendimentos psicológicos realizados, entre muitas outras iniciativas.

Ao todo, foram 15 eixos que se desdobraram em projetos específicos. “Nestes últimos 12 meses, a Proaeci reafirmou seu compromisso com estudantes assistidos e com os de grupos sociais conhecidos como minorias políticas: negros, indígenas, LGBTQI+, quilombolas, pessoas com deficiência, mulheres e população do campo”, afirma o pró-reitor Gustavo Forde. Ele destaca que, além disso, houve reformas institucionais, como no Fórum de Assistência Estudantil, objetivando o seu fortalecimento como espaço colegiado e participativo de assessoramento ao Programa de Assistência Estudantil (PAE/Ufes).

Manutenção dos auxílios

Uma das ações foi a manutenção de boa parte da ajuda pecuniária entregue aos estudantes durante o período de suspensão das atividades. Os auxílios moradia, transporte e material de consumo foram condensados no Auxílio Permanência Emergencial. Somente em fevereiro deste ano, 4.991 alunos receberam o benefício.

Segundo o pró-reitor, a manutenção dos auxílios é destinada a proporcionar condições de permanência do estudante na Universidade e evitar sua evasão, enquanto durar o Ensino-Aprendizagem Remoto, Temporário e Emergencial (Earte).

“A permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica é compromisso institucional da Universidade e, diante dos impactos da pandemia do novo coronavírus nos assistidos, os auxílios pecuniários foram mantidos e aperfeiçoados”, explica Forde.

Inclusão digital

Com as aulas sendo realizadas por meio do Earte, a Universidade também buscou proporcionar aos alunos meios de acesso adequado à internet ou a equipamentos. Assim, de forma a auxiliar os que não contavam com os instrumentos necessários para acompanhar as atividades, a Proaeci instituiu o Auxílio Inclusão Digital Emergencial.

Foram realizadas três chamadas do auxílio, que distribuiu os seguintes benefícios: auxílio-internet, auxílio-equipamento e auxílio-acessibilidade. O primeiro destinou-se a viabilizar o acesso a serviços de internet, fornecendo pacote de dados móveis; o segundo, a doação e/ou empréstimo de equipamentos usados de informática; e o terceiro a atender pessoas com deficiência que necessitassem de recursos de acessibilidade.

No total, foram distribuídos 5.445 auxílios inclusão digital, sendo 5.285 para a graduação e 160 para a pós-graduação. Também foram doados 764 chips com pacote de dados para os estudantes dentro do programa Alunos Conectados.

Doação de alimentos

Com o fechamento dos restaurantes universitários da Ufes, a equipe foi mobilizada para doar alimentos disponíveis em estoque para auxiliar entidades e pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

Desde que as doações começaram, em abril de 2020, já foram entregues mais de 23,2 toneladas de gêneros alimentícios, 324 litros de leite, 2.533 ovos, 771 litros de óleo de soja, além de sanitizantes, sabão em barra e outros produtos. Até o momento, 36 entidades foram beneficiadas diretamente com as doações.

As ações abrangem todos os estoques que abastecem os restaurantes universitários da Ufes em Vitória (Goiabeiras e Maruípe), Alegre, São Mateus e Jerônimo Monteiro. A Universidade realiza o monitoramento periódico dos estoques dos restaurantes para operacionalizar doações.

Apoio psicológico

Outra iniciativa foi a oferta de acolhimento para alunos assistidos que estão sofrendo com alguma situação de estresse, ansiedade ou outras dificuldades para enfrentar o período de distanciamento social. Somente em 2020, foram realizados 1.895 atendimentos, de forma on-line, com duração aproximada de 50 minutos cada.

O trabalho é realizado por psicólogos da Proaeci, da Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social de Alegre (Sasas) e da Coordenação de Atenção à Saúde e Assistência Social de São Mateus (Casas).

Festival CulturalMente

Já o Festival CulturalMente foi uma iniciativa para a promoção de atividades culturais durante a pandemia. No total, 11 edições contaram com mostras artísticas de estudantes, servidores da Ufes e membros da comunidade externa. A programação foi variada e envolveu apresentações de música, dança, literatura, entre outras.

O projeto promoveu o protagonismo cultural e artístico produzido pela comunidade universitária, além de ter sido uma forma de fortalecer a saúde mental e física de alunos, técnicos-administrativos e docentes.

Para conhecer outras ações da Universidade no enfrentamento à pandemia, acesse: https://coronavirus.ufes.br/iniciativas