Unapi abre inscrições para novas atividades a partir de segunda-feira, 8

As atividades presenciais da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) estarão de volta a partir deste segundo semestre. Os interessados poderão se inscrever de 8 a 18 de agosto, também de forma presencial. Será necessário fazer o agendamento pelo telefone 4009-2592, de 13 às 17 horas, ou por meio do WhatsApp, no número 99907-0095.

A Unapi é um programa de extensão da Ufes que promove a educação continuada para pessoas a partir dos 60 anos. No primeiro semestre, foram oferecidas oficinas de Memória, Espanhol, Smartphone, Ioga e Dança Sênior, além de encontros que abordaram questões pertinentes a essa faixa etária por meio dos módulos Direito, Cidadania e Questões Sociais; Envelhe(ser) e processos psicossociais; e Café com prosa. As oportunidades oferecidas no período 2022/02 serão divulgadas em breve na página da Unapi no Facebook e no perfil do Instagram.

Segundo Monique Cordeiro, assistente social da Unapi, a maioria das atividades ainda estavam sendo realizadas no formato on-line no primeiro semestre deste ano, como forma de preservar os participantes, devido à pandemia da covid-19.

Ela acrescenta que o Programa, que existe desde 1996, atende cerca de 150 idosos por semestre, contribuindo também para o desenvolvimento de políticas públicas sobre o envelhecimento, por meio de representação no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI).

Dança Sênior

A oficina de Dança Sênior, que comemorou 20 anos em 2022, foi a primeira a retornar às atividades presenciais, ainda no primeiro semestre. Segundo Maria Inês Sonegheti, professora que ministra a oficina, a atividade é importante inclusive para evitar alterações de estado emocional, como a depressão, e doenças como Alzheimer: “Os benefícios como expressão corporal e esquema corporal, por exemplo, nós buscamos por meio da gerontoativação, reavivando mentalmente a lateralidade e a coordenação motora, trazendo ajustes cognitivos e refrescância da memória, o que ajuda a pessoa idosa a se posicionar, se autoavaliar e gostar mais de si mesma”, explica.

Além de ser uma atividade cultural, a dança adaptada às pessoas da terceira idade oferece oportunidade de socialização para seus participantes. “A Dança Sênior utiliza em seu repertório todas as danças folclóricas e sociais do mundo, suavizando, porém, certos movimentos, com o objetivo de trazer benefícios para a pessoa idosa. Viajamos para diversas partes do país, apresentando as danças e nos divertindo”, destaca Maria Inês.

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 10 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.