O projeto LAB Audiovisual CineMarias está selecionando 30 bolsistas da Grande Vitória para a produção de três filmes de forma coletiva. Podem se inscrever mulheres cis, trans, travestis e pessoas não binárias com idades a partir de 18 anos e, prioritariamente, residentes nos bairros abrangidos pelo Programa Estado Presente do Governo do Estado do Espírito Santo ou inscritas no CADÚnico. As candidatas devem acessar o site www.cinemarias.com.br e preencher o formulário de inscrição. As inscrições terminam nesta quinta-feira, 27.
O projeto oferece uma bolsa-auxílio de R$ 500 nos meses de maio e junho, período em que ocorre o laboratório. As aulas serão on-line e presenciais, compreendendo técnicas de roteiro, direção e montagem, além de uma oficina prática que simula um set de filmagem. Baseadas em suas próprias experiências, as selecionadas produzirão curtas-metragens sobre violência de gênero, abarcando temáticas como assédio, misoginia e a Lei Maria da Penha.
As obras produzidas serão lançadas durante a 2ª Mostra CineMarias, que acontecerá no mês de agosto no Cine Metrópolis. Os filmes ficarão disponíveis para visualização no site e canais do projeto, servindo também de portfólio para as cineastas.
Protagonismo feminino
Realizado desde 2021, o CineMarias é um projeto cultural e social voltado para fomentar o protagonismo do público feminino nos espaços de poder, na mídia, na TV e no audiovisual. A ação realiza laboratórios de formação audiovisual e mostras de cinema para difundir obras de realizadoras locais e nacionais, além de workshops e masterclasses de criação gratuitos com profissionais do cinema nacional e capixaba.
O CineMarias tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Grupo Carrefour Brasil, além de apoio da Ufes e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Comvides). A produção é da Odoyá Arte e Cultura, Machê e Terreiro de Ideias, com realização da Lúdica Audiovisual e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Com informações do CineMarias
Edição: Thereza Marinho