Ufes vai sediar o 1º Simpósio de Genética Aplicada do Espírito Santo. Inscrições abertas

09/10/2024 - 11:57  •  Atualizado 09/10/2024 18:24
Texto: Com informações do Núcleo de Genética Humana e Molecular da Ufes      Edição: Thereza Marinho
Imagem de uma molécula de DNA.

Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio de Genética Aplicada do Espírito Santo, que será realizado nos dias 25 e 26 de outubro, no Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras. O evento é promovido pela Liga Acadêmica Integrada de Genética e Genômica do Espírito Santo (LAIGGES) e pelo Núcleo de Genética Humana e Molecular (NGHM) da Ufes.

Dirigido a profissionais e estudantes da área da saúde, além da comunidade em geral, o simpósio abordará as atualizações mais recentes nos campos da oncologia e da covid-19, além de outros temas, reunindo palestrantes de instituições como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além da Ufes. As inscrições estão abertas até 20 de outubro e podem ser feitas por meio do formulário disponível no site oficial do evento. Serão emitidos certificados de participação para os presentes.

Segundo os organizadores do simpósio, o principal objetivo do encontro é oferecer uma visão abrangente sobre a aplicação da genética na compreensão dessas doenças. O primeiro dia será dedicado à exploração dos mecanismos genéticos envolvidos na covid-19, discutindo a suscetibilidade genética e os impactos da pandemia. Já no segundo dia, o foco será a oncogenética, assim como tópicos relevantes em pesquisas oncológicas e avanços em oncologia clínica e cirúrgica. O evento contará ainda com uma mesa-redonda, que destacará a importância da atuação multidisciplinar em saúde, além de apresentações de trabalhos científicos.

“Este simpósio promete oferecer uma experiência enriquecedora, proporcionando a oportunidade de explorar as descobertas mais recentes e debater novas perspectivas no campo da pesquisa científica mundial. Além disso, será uma ocasião ímpar para a troca de conhecimento, a colaboração interdisciplinar e o fortalecimento de esforços no combate ao câncer e à covid-19”, afirma a professora do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes e pesquisadora do NGHM, Débora Meira.

Mais informações sobre o simpósio estão disponíveis no site do evento e nos perfis @ufes.nghm e @laiggese no Instagram.

Imagem: Freepik

Categorias relacionadas