Ufes e Sebrae assinam novo acordo para concessão de bolsas de iniciação científica, agora com foco em inovação

16/01/2025 - 17:28  •  Atualizado 16/01/2025 17:36
Texto: Com informações da Diretoria de Pesquisa     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Imagem de um homem olhando uma bola pequena em uma impressora 3D

A Ufes e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Espírito Santo (Sebrae/ES) assinaram um novo acordo de cooperação para a concessão de até 16 bolsas de iniciação científica para estudantes de graduação da Universidade. O novo acordo renova uma parceria estabelecida há cerca de dois anos com o Sebrae/ES e se estende até dezembro de 2025.

Participaram da assinatura do documento a vice-reitora Sônia Lopes e o diretor de Pesquisa, Sergio Lins, representando a Ufes; e o diretor técnico, Eurípedes Pedrinha, e a analista técnica Carine Thomazi, representando o Sebrae/ES.

Os subprojetos de pesquisa ligados ao novo acordo deverão ser desenvolvidos com a proposta de criação de negócios inovadores, a fim de promover a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico. Os subprojetos contratados foram selecionados no Edital 2024-2025 do Programa Institucional de Iniciação Científica (Piic) da Ufes.

Para os representantes da Universidade e do Sebrae/ES, a iniciação científica contribui para o mercado produtivo capixaba por meio da formação de profissionais mais capacitados técnica e cientificamente. “A ampliação da oferta de bolsas contribui para o desenvolvimento científico, econômico e social do Espírito Santo”, destaca a vice-reitora.

Desenvolvimento de produtos

O diretor de Pesquisa da Ufes afirma que, nesta renovação, o acordo ganha uma nova roupagem. “O Sebrae/ES custeará bolsas para o desenvolvimento de produtos no âmbito do Piic e fornecerá capacitações aos estudantes com vistas a impulsionar a transformação do produto em um negócio”, afirma Lins.

De acordo com a superintendente de Projetos e Inovação da Ufes, Míriam de Magdala, o foco dado no desenvolvimento de propostas que conectam com a criação de negócios inovadores é importante e marca a possibilidade da contribuição da Universidade para além de sua atuação no ensino, na pesquisa e na extensão, pois inclui explicitamente a inovação.

Essa é a terceira cooperação firmada entre as partes, sendo a primeira iniciada em agosto de 2022.

Imagem: Freepik

Categorias relacionadas