O campus de Goiabeiras recebe, na quinta e sexta-feira, 27 e 28, o II Encontro Pesca & Prosa: união entre ciência e tradição pesqueira. O evento tem como objetivo apresentar projetos de conservação que envolvem pescadores como parceiros, valorizando a visão das comunidades pesqueiras e estimulando a colaboração entre a academia e o saber tradicional. As atividades acontecem no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análises de Petróleos (Labpetro). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.
Entre os temas a serem abordados estão economia da atividade pesqueira no Espírito Santo; participação dos pescadores em projetos de conservação; caminhos regulatórios para a pesca artesanal em unidades de conservação; políticas pesqueiras; vivência da pesca ao longo do tempo; e licenciamento ambiental. De acordo com a organização, a ideia é promover um diálogo entre pescadores, pesquisadores, estudantes e organizações do setor pesqueiro do Espírito Santo, integrando conhecimento científico e saber tradicional para fortalecer a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades.
A programação contempla palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de trabalhos e um concurso de fotografia, aberto a todos os participantes. As fotos devem ser enviadas para o e-mail monitoramentomarinho@gmail.com até quarta-feira, 26, com as seguintes informações: nome completo do autor, telefone para contato, local e data prevista do registro. A imagem deve se relacionar ao tema da pesca, podendo retratar o ambiente marinho, estuarino, fluvial ou cenas que representem a cultura, o cotidiano e os saberes da pesca artesanal. Haverá premiação para os três primeiros colocados.
O II Encontro Pesca & Prosa: união entre ciência e tradição pesqueira é realizado pelo Projeto de Monitoramento e Caracterização Socioeconômica da Atividade Pesqueira do Rio Doce e Litoral do Espírito Santo (PMAP), vinculado ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), da Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest), da Petrobrás, entre outras instituições.
Universidade Federal do Espírito Santo