A Ufes sedia neste sábado, 15, competições de atletismo do Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2022, evento organizado pelo Comitê Paralímpíco Brasileiro (CPB). As provas começam às 8 horas, na pista de atletismo do campus de Goiabeiras, e o público pode conferir o desempenho dos atletas de forma gratuita.
"Vitória é uma cidade que tem uma história com o CPB. Antes da pandemia, chegamos a organizar o Circuito Loterias Caixa, atual Meeting, entre outras ações no município. É uma cidade estratégica para a expansão do paradesporto. E a Ufes possui uma estrutura fantástica, uma das melhores do estado em termos esportivos. Até por isso, o campus também é uma das sedes do nosso Centro de Referência, projeto do Comitê que aproveita espaços de prática esportiva para fomentar o Movimento Paralímpico, desde a base até o alto rendimento", disse Paulo Losinskas, diretor jurídico e de compliance do CPB.
Novas experiências
Os atletas estiveram nesta sexta-feira, 14, no ginásio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), para treinos e fase classificatória. Vitor Rangel (foto) participou desta etapa e neste sábado vai disputar as provas de 400 metros rasos e arremesso de peso. Residente em Guarapari e ex-jogador de futebol da seleção brasileira de futebol de paralisados cerebrais (PC), pretende investir na migração de esporte paralímpico. “Fiquei sabendo em uma conversa com meus amigos de futebol PC e vim testar essas novas modalidades”, afirma.
O Meeting Paralímpico vai reunir 29 competidores na modalidade atletismo, que vão disputar provas de corrida, salto em distância, lançamento de disco, lançamento de dardo, lançamento de club (uma espécie de bastão de madeira) e arremesso de peso no campus da Ufes. Estão em Vitória, ainda, 24 atletas da natação, que vão competir no Clube Álvares Cabral.
Segundo o CPB, entre os objetivos do Meeting está "desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país". Outro objetivo do evento é "propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil".
Neste ano já aconteceram competições em Campo Grande (MS), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Aracaju (SE), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG).
Texto e foto: Superintendência de Comunicação da Ufes