O professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Artaxo, que também é vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), abordará os caminhos para construção de uma sociedade sustentável na conferência de abertura da Reunião Regional da SBPC no Espírito Santo, que será realizada no campus de Goiabeiras. A conferência ocorrerá no dia 19 de fevereiro e contará com apresentação de Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube.
Com o tema Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável, o evento será realizado entre os dias 19 e 21 de fevereiro, e reunirá especialistas, pesquisadores, professores e o público em geral para debater a crise climática e a gestão responsável dos oceanos. Pessoas interessadas em participar dele podem se inscrever gratuitamente neste link. Os participantes inscritos e credenciados receberão um certificado geral de participação. Além disso, os dois mil primeiros inscritos ganharão material exclusivo da Reunião Regional.
“Termos hoje uma sociedade sustentável é um dos tópicos mais importantes do ponto de vista econômico, social, ambiental e climático”, diz Artaxo. Segundo ele, o modelo atual de desenvolvimento econômico está bem longe dessa almejada sustentabilidade, tanto a curto como a longo prazo.
“Estamos vendo a exploração de recursos naturais e destruição de ecossistemas no Brasil e no mundo, além do aumento das desigualdades socioeconômicas, que são um reflexo desse modelo de desenvolvimento insustentável. É urgente debater como podemos construir uma sociedade sustentável, não só do ponto de vista econômico, ambiental e climático, mas também social. Esse será o foco da discussão na Reunião Regional da SBPC no Espírito Santo”, afirma o cientista.
A sessão de abertura contará também com o lançamento de um livro dedicado à vida de Ennio Candotti, organizado por figuras importantes da história da SBPC e pelo Centro de Memória Amélia Império Hamburger (CMAIH), responsável pelo acervo da entidade. Candotti, conhecido por ser um dos principais defensores da política científica brasileira, foi quatro vezes presidente da SBPC e lecionou na Ufes entre os anos de 1996 e 2008. Ele acreditava que não havia separação entre o desenvolvimento de um país e a preservação ambiental. Apaixonado pela Amazônia, fez da região sua casa e criou um museu a céu aberto. Para honrar seu legado, a SBPC continuará com uma programação especial em 2025.
Programação
Nos dias 20 e 21 de fevereiro, a programação da Reunião Regional da SBPC terá mesas-redondas e conferências sobre temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável, como:
Adaptação climática no Espírito Santo;
Exploração e preservação de biomas oceânicos;
Poluição atmosférica e saúde pública;
Tecnologia e prosperidade econômica;
Impactos e aprendizados do desastre do Rio Doce;
Educação ambiental e políticas públicas;
Caminhos para a sustentabilidade;
Inteligência artificial e suas aplicações científicas.
Além disso, o evento oferecerá uma versão especial do Programa SBPC vai à Escola, com oficinas voltadas para professores do ensino básico e estudantes de licenciatura, além de mostras científicas abertas ao público.
Um dos destaques será a exposição interativa Primatas da Mata Atlântica, promovida pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente, que apresentará a fauna e a importância da preservação dessa rica biodiversidade. O Museu de Ciências da Vida também marcará presença com inovações em técnicas de preservação de espécimes biológicos, demonstrando o valor da ciência para a conservação e a pesquisa. Veja a programação atualizada no site oficial do evento.
A realização da Reunião Regional marca o retorno da SBPC ao Espírito Santo, 30 anos após sua 46ª Reunião Anual, que aconteceu em 1994, com o tema A ética e a consolidação da democracia.