Retrospectiva: pesquisa, inovação e extensão alcançam destaque nacional e internacional

28/12/2023 - 19:24  •  Atualizado 02/01/2024 11:13

Nas área de pesquisa e inovação, 2023 também foi um ano de importantes avanços e de reconhecimento para a Ufes. Segundo o estudo Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, que utiliza a base de dados Scopus para levantar os mais citados em publicações, 11 professores da Universidade estão na lista dos cem mil mais influentes pesquisadores do mundo.

O levantamento, cujo resultado foi divulgado em outubro, é realizado pela Universidade de Stanford (EUA). Na lista dos mais influentes cientistas ao longo de toda a carreira constam seis pesquisadores da federal capixaba.

Investindo em inovação, ao longo do ano a Universidade conquistou cinco patentes e ainda depositou no Instituto Nacional de Propriedade Intelecutal (INPI) o pedido de registro de mais 27 patentes, dez marcas, 17 programas de computador e um desenho industrial.

Na pesquisa foram iniciados 2.025 novos projetos em todas as áreas do conhecimento. Parte dessa produção foi mostrada na Semana do Conhecimento, o mais importante evento integrado realizado anualmente pela Ufes e que este ano reuniu mais de 10 mil pessoas nos quatro campi da Ufes.

Em 2023, a Ufes também recebeu o primeiro conjunto de equipamentos de alta tecnologia do Espírito Santo que fará parte do Laboratório Caminhar, que tem o intuito de desenvolver pesquisas para a recuperação do movimento de caminhar em pacientes com disfunção da marcha. Uma dessas ferramentas é o exoesqueleto de alta tecnologia Lokomat, que se encontra na Clínica Escola Interprofissional em Saúde da Ufes, no campus de Maruípe. A Ufes foi a primeira universidade federal a possuir esse equipamento.

Acervo digital

Com o intuito de proporcionar à comunidade acadêmica o acesso contínuo e irrestrito a títulos digitais selecionados, considerando as demandas e o interesse da instituição, neste mês foi concluída a aquisição de e-books da editora Springer Nature, uma das maiores e mais influentes editoras acadêmicas do mundo, reconhecida por sua extensa produção editorial e compromisso com a disseminação do conhecimento científico.

Outra fonte de pesquisa acessível a toda a população é a plataforma digital Acervus, lançada pela Biblioteca Central. Reunindo itens que contam a história da Universidade e do Espírito Santo, o repositório disponibiliza os acervos arquivístico, museológico e bibliográfico da Ufes, além de materiais de fontes externas.

Extensão

Beneficiando diretamente inúmeras comunidades no Espírito Santo, este ano foram iniciados 927 novos projetos de extensão. Uma das novidades foi a criação da plataforma de cursos livres Moocqueca , que atualmente oferece 14 formações em áreas diversas e já registrou mais de 30 mil inscritos.

Como os cursos podem ser feitos por pessoas com ou sem vínculo com a Ufes e são disponibilizados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, a grande maioria dos inscritos nunca estudou na Universidade. Além dos brasileiros (em especial, os capixabas), a plataforma atraiu pessoas de países como Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Botsuana, Brasil, Brunei, Bulgária, Cabo Verde, Camarões, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, EUA, Gana, Guatemala, Haiti, Hungria, Índia, Itália, Japão, Líbano, México, Moçambique, Montenegro, Paraguai, Peru, Portugal, Quirguistão, Reino Unido, Romênia e Vietnã.

Este ano também começou a funcionar o aplicativo Fordan/Ufes para denúncias das violências contra mulheres (foto). Inicialmente disponível para moradoras do bairro São Pedro, em Vitória, o aplicativo é gratuito e, para baixá-lo, basta acessar a loja Google Play.

Criado pelo programa de extensão e pesquisa da Ufes Fordan: cultura no enfrentamento às violências, o aplicativo foi desenvolvida por pesquisadores e estudantes da Ufes de áreas como direito, informática, saúde, psicologia, educação e cultura, contando com a participação ativa de 57 mulheres acolhidas e suas famílias. A ferramenta foi viabilizada por meio do edital Mulheres da Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).