Ufes avança duas posições no ranking internacional Times Higher Education (THE) de Impacto

12/06/2024 - 18:42  •  Atualizado 13/06/2024 19:57
Texto: Com informações da Secretaria de Relações Internacionais     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Logomarca do Times Higher Education Impact Rankings

A Ufes subiu duas posições em relação às universidades brasileiras na mais recente edição do ranking THE de Impacto (Times Higher Education Impact Rankings), que leva em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), divulgado nesta quarta-feira, 12. A Ufes ficou em 9º lugar geral no Brasil, com um score de 72,8%, e continua na faixa das 401–600 melhores universidades do mundo em relação aos ODS, mesmo com um aumento significativo (38%) no número de universidades participantes: 2.152 este ano, contra 1.591 no ano passado.

Em termos mundiais, a Austrália se destaca com quatro das dez melhores colocações, incluindo a Western Sydney University, da Austrália, em 1º lugar. A University of Manchester (Reino Unido) e a University of Tasmania (Austrália) empataram na 2ª colocação. A Índia é o país com o maior número de universidades no ranking (96) e o Brasil é o décimo, com 55 universidades. A Universidade de São Paulo (USP) foi novamente a mais bem colocada do Brasil este ano, seguida das Universidades Federais de Itajubá (Unifei), Pará (UFPA) e Santa Maria (UFSM).

Considerando o ranking individual dos objetivos 1 (Erradicação da pobreza) e 14 (Vida na água), a Ufes ficou em 3º lugar no Brasil e entre as 200 melhores do mundo. Já nos ODS 3 (Saúde e bem-estar) e 17 (Parcerias e meios de implementação), a Ufes ficou em 3º lugar no Brasil e entre as 300 melhores do mundo.

O secretário de Relações Internacionais da Ufes, Yuri Leite, destaca que a Universidade está institucionalmente engajada na Agenda 2030 há mais de cinco anos com diversas ações e projetos. Ele lembra que em março deste ano a instituição recebeu o Selo ODS Educação, e em maio o Ministério do Meio Ambiente confirmou a adesão da Ufes à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), "uma iniciativa que certamente irá acelerar as ações da universidade voltadas à sustentabilidade nos próximos anos”, afirma.

Compromisso universal

Os ODS são uma agenda universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030. O ranking THE de Impacto avalia como as universidades estão contribuindo para esses objetivos, fornecendo uma medida de seu compromisso com questões sociais, econômicas e ambientais.

“Este ranking tem ganhado crescente importância e reconhecimento no setor educacional por várias razões. Ao contrário de outros rankings universitários tradicionais, que se concentram principalmente em pesquisas e desempenho acadêmico, o THE de Impacto adota uma abordagem mais holística. Ele considera uma ampla gama de atividades universitárias, incluindo engajamento comunitário, gestão ambiental, igualdade de gênero, transparência, questões éticas e sociais, dentre outras”, explica o secretário.

Ele relata que universidades que se destacam nesse ranking ganham prestígio e reconhecimento internacional. “Isso pode atrair estudantes, pesquisadores e financiamento, além de melhorar a reputação da instituição perante a sociedade e outras partes interessadas. Estudantes e pesquisadores estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e da responsabilidade social. Uma posição elevada no ranking THE de Impacto pode tornar uma universidade mais atraente para esses indivíduos, que procuram instituições comprometidas com um impacto positivo no mundo”, afirma.

Segundo Yuri Leite, o ranking também fornece um feedback valioso para as universidades sobre suas políticas e práticas relacionadas aos ODS, o que pode incentivar uma cultura de melhoria contínua, onde as instituições avaliam e ajustam suas estratégias para aumentar seu impacto social e ambiental.

Categorias relacionadas